quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Filmes - Cinema nacional

Minhas dicas para você que gosta de cinema, alguns filmes nacionais que assisti e gostei:

Central do Brasil

Título original: (Central do Brasil)
Lançamento: 1998 (Brasil)
Direção: Walter Salles
Atores: Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Soia Lira, Othon Bastos.
Duração: 112 min
Gênero: Drama
 
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.

Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.
Obteve duas indicações ao Oscar, incluindo Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Ganhou 29 prêmios, entre eles Urso de Ouro no Festival de Berlim, e teve outras nove indicações. Foi o filme que colocou Walter Salles no circuito internacional de cinema.

 

O Auto da Compadecida

Título original: (O Auto da Compadecida)
Lançamento: 2000 (Brasil)
Direção: Guel Arraes
Atores: Matheus Nachtergaele, Selton Mello,  
Rogério Cardoso, Diogo Vilela, Marcos Nanini
Duração: 104 min
Gênero: Comédia

No vilarejo de Taperoá, sertão da Paraíba, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois nordestinos sem eira nem beira, andam pelas ruas anunciando “A Paixão de Cristo”, "o filme mais arretado do mundo". A sessão é um sucesso, eles conseguem alguns trocados, mas a luta pela sobrevivência continua. João Grilo e Chicó preparam inúmeros planos para conseguir um pouco de dinheiro. Novos desafios vão surgindo, provocando mais confusões armadas pela esperteza de João Grilo, sempre em parceria com Chicó, mas a chegada da bela Rosinha (Virgínia Cavendish), filha de Antonio Moraes (Paulo Goulart), desperta a paixão de Chicó, e ciúmes do cabo Setenta (Aramis Trindade). Os planos da dupla, que envolvem o casamento entre Chicó e Rosinha e a posse de uma porca de barro recheada de dinheiro, são interrompidos pela chegada do cangaceiro Severino (Marcos Nanini) e a morte de João Grilo. Todos os mortos reencontram-se no Juízo Final, onde serão julgados no Tribunal das Almas por um Jesus negro (Maurício Gonçalves) e pelo diabo (Luís Melo). O destino de cada um deles será decidido pela aparição de Nossa Senhora, a Compadecida (Fernanda Montenegro) e traz um final surpreendente, principalmente para João Grilo.


Lisbela e o Prisioneiro

Título original: (Lisbela e o Prisioneiro)
Lançamento: 2003 (Brasil)
Direção: Guel Arraes
Atores: Selton Mello, Débora Falabella, Virginia Cavendish, Bruno Garcia.
Duração: 110 min
Gênero: Comédia Romântica

 

Lisbela e o Prisioneiro é uma comédia romântica e conta a história divertida do malandro, aventureiro e conquistador Leléu (Selton Mello) e da mocinha sonhadora Lisbela (Débora Falabella), que adora ver filmes americanos e sonha com os heróis do cinema. Lisbela está noiva e de casamento marcado, quando Leléu chega à cidade. O casal se encanta e passa a viver uma história de amor cheia de personagens tirados do cenário nordestino. Lisbela e Leléu vão sofrer pressões da família, do meio social e também com as suas próprias dúvidas e hesitações. Mas, em uma reviravolta final, cheia de bravura e humor, eles seguem seus destinos. Como a própria Lisbela diz, a graça não é saber o que acontece. É saber como acontece. Quando acontece. E aí... Só vendo o filme.

 

Fontes: Sites Central do Brasil, Melhores Filmes, Adoro Cinema e Globo Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *