"Cada professor, ao pisar na sala de aula, enfrenta um grande desafio: conquistar a atenção do aluno para poder transmitir o conhecimento. Diante dos avanços tecnológicos dos últimos anos, com a popularização da Internet e da informática, redes sociais, novas mídias, jogos, filmes 3D, filmes e programação de televisão aberta e fechada, perguntamo-nos: seria esta competição possível? Poderia o aluno trocar as inúmeras horas em que passa com as distrações anteriormente citadas, por um bom livro? Como professores de Língua Portuguesa e Literatura, qual metodologia devem usar ou o que devem fazer para que a Literatura não seja apenas um dever escolar, “um mal necessário para conseguir o diploma”, mas se torne fonte de informação e entretenimento? Quais “armas” o professor poderá usar para formar os novos e preciosos leitores?
Os “inimigos” citados anteriormente poderão ser transformados em colaboradores? Aquela que já foi considerada indesejada nos meios acadêmicos, a história em quadrinhos, é hoje encarada como uma forte aliada, não apenas da literatura, mas também da gramática e da linguística (...)".
"(...) Verificamos através de sondagens que muitos adolescentes e jovens, em sua maioria, afirmam gostar de ler, porém é comum declararem que não apreciam clássicos, como por exemplo, Machado de Assis ou Graciliano Ramos. Além disso, vimos, através de uma pesquisa realizada por Cereja (2004), que a escola tem um grande papel na formação do comportamento leitor dos jovens, pois estes apelam aos professores quando precisam de indicação para um bom livro. Pode-se dizer então que os educadores devem criar novas táticas, promovendo atividades planejadas para abrir os olhos dos alunos e incitar o interesse pela leitura. Desta forma, será feita uma tentativa de suprir o vazio que muitos educandos trazem, de não ter a literatura, por meio de contos de fadas, folclore e afins, nos seus lares, como parte da vida social ou lazer – uma vez que esta agrega conhecimento e elos para as obras que travarão conhecimento no futuro".
(SALUM, T., A Literatura na sala de aula: desafios e perpectivas, 2011)
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