domingo, 22 de novembro de 2015

Jogos Vorazes: livros e filmes

Imagem: site Adoro Cinema
O assunto da semana é o lançamento do filme que apresenta o final da trilogia Jogos Vorazes adaptado da série homônima da autora Suzanne Collins. Bem, vamos falar sobre isso, então.

Meu primeiro contato os títulos foi por ocasião do lançamento do filme Jogos Vorazes: a  esperança, parte 1. Estava no cinema e resolvi assistir, na hora não entendi nada, mas a série me deixou curiosa. No dia seguinte, baixei os livros e comecei a devorá-los. Depois, comprei todos os filmes anteriores e fiz uma maratona. Aí sim, entendi tudo.

Logo de início, essa trilogia me remeteu às lembranças de realities shows, como o Big Brother, e outras obras de ficção, em especial o 1984, de George Orwell. Em seguida, passei a refletir sobre a política atual e suas formas de controle de massa.

Enfim, vi em Jogos Vorazes uma crítica à sociedade e política atual. Lógico, na ficção tudo é mais exagerado, desta forma, o número de mortes e os rios de sangue não chocam tanto. O contraste entre a pobreza dos distritos e o consumismo irrefreado da capital, a irrelevância do valor da vida dos tributos, o controle das massas através do medo e "liberdade vigiada", a manipulação das mentes através da mídia, o velho tema Panis et Circenses.

Filme ou livro? 

Como toda apaixonada por literatura, recomendo os livros, pela riqueza dos detalhes, porém, para a alegria dos cinéfilos de plantão, a trilogia é extremamente fiel em sua adaptação, que contou com a ajuda da autora.  Gostei!


Abaixo seguem as resenhas dos livros, adaptadas do site da Livraria Saraiva, para você ter uma visão geral da obra:


Livraria Saraiva

 Jogos Vorazes - Vol. 1

A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. 

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Livraria Saraiva
Em Chamas - Jogos Vorazes - Vol. 2

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

A Esperança - Jogos Vorazes - Vol. 3

Livraria Saraiva
O volume final da trilogia 'Jogos Vorazes',  é complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. 

Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. 

Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.

Ambientado num futuro sombrio, a saga 'Jogos Vorazes' é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. 

2 comentários:

  1. Gostei do blog
    Também gosto de leitura igual a você
    Da uma passadinha no meu http://apartamentodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *