quinta-feira, 10 de março de 2016

Indicação de leitura: "Senhora", de José de Alencar

Para você que quer começar a ler os clássicos da Literatura Brasileira, o livro que indico hoje é o "Senhora", um romance urbano publicado em 1874, na forma de folhetim. É um dos últimos romances de Alencar, publicado dois anos antes da morte do escritor. Dos escritores da "velha guarda", José de Alencar é sem sombra de dúvida, o mais fácil de ler e entender. Seus livros, no geral, falam de um tema universal: o amor.

Segue uma pequena resenha, retirada da Wikipedia, só para te deixar com vontade de ler:


Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai,depois de perder seu irmão apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso - a quem namorou. Este, porém, desfaz a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.

Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio, Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento.


Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando fica muito feliz, pois, na verdade, nunca deixou de amá-la. A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter.

Ah, quem me sugeriu deste livro para que eu fizesse o post foi a Rainha das Tags do Twitter, a escritora e social midia Denise Tremura (@detremura).  O bom é que "Senhora" já está no domínio público e você pode baixá-lo através do link:


Então é isso. Gostou? Comente aqui o seu livro preferido e eu faço a resenha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *