Para você, que como eu, ama Literatura, mas ao mesmo tempo sabe que nem em 150 anos daria tempo de ler todos os livros bons do mundo, aqui vai uma sugestão: os clássicos são importantíssimos, isso não se discute. Mas gosto é igual a nariz, cada um tem o seu. Então como eleger o melhor?
O que dizer de cada autor? Adoro Machado de Assis, porém achei Herman Melville (Moby Dick) um chato, apesar de repetir: posso não ter gostado, mas é um clássico e tem seu mérito.
Outro dia, visitando uma livraria, fiquei encantada pelo título "História da Literatura Ocidental sem as partes chatas", da autora Sandra Newman. Esse livro faz um "passeio" através de toda a Literatura Ocidental, de todas as fases - desde os clássicos gregos até o romance moderno, passando por Homero, Shakespeare, Voltaire, Rousseau, Victor Hugo, Jane Austen, Dostoievski, Tolstoi, James Joyce, Proust e Virginia Woolf. Além disso, traz divertidos resumos de enredos, definições bem-humoradas de movimentos literários e fatos reveladores sobre a vida dos escritores.
Com certeza é um livro bem instrutivo e servirá de roteiro para você ler - ou não - alguns dos melhores clássicos da Literatura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário