domingo, 30 de novembro de 2014

Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach

"Amanhecia um novo dia de trabalho. Mas lá ao fundo, sozinho, longe do barco e da costa, Fernão Capelo Gaivota treinava. A trinta metros da superfície azul brilhante, baixou os seus pés com membranas, levantou o bico e tentou a todo custo manter suas asas numa dolorosa curva. A curva fazia com que voasse devagar, e então sua velocidade diminuiu até que o vento não fosse mais que um ligeiro sopro, e o oceano com que tivesse parado, abaixo dele. Cerrou os olhos para se concentrar melhor, susteve a respiração e forçou... só... mais... um... centímetro... de... curva... Mas as penas levantaram-se em turbilhão, atrapalhou-se e caiu".




Quando li este livro pela primeira vez, eu tinha sete anos de idade. Aprendi a ler aos cinco anos, e aos sete já garimpava a biblioteca municipal, sebos e bazares da cidade em busca não de Literatura Infantojuvenil, como seria normal para a minha idade, mas enfim, de livros que tivessem mais páginas para ler e não acabassem tão rápido...

O título me conquistou pelo seu texto fácil e lindas fotos. É curioso falar isso, mas o desejo de voar sempre esteve ligado a uma sensação maravilhosa de liberdade. A história de Fernão Capelo Gaivota me fez alçar voo a bordo dos meus sete anos. Sentia-me nas asas daquela gaivota atrapalhada e teimosa - mas que queria algo mais. Eu também: li tudo o que havia em casa, continuo lendo até hoje. E ainda não atingi minha perfeição de voo ainda. Continuo tentando.

Então, Fernão Capelo Gaivota é uma "fábula" que deve ser lida por todos. Se você vai gostar, não sei. Todos nós nos assemelhamos a um tipo de gaivota. Qual deles é você?

*******

Sinopse: Fernão Capelo Gaivota é um romance de Richard Bach, publicado em 1970. Publicado originalmente nos Estados Unidos com o título de "Jonathan Livingston Seagull — a story", foi lançado neste mesmo ano no Brasil como "A História de Fernão Capelo Gaivota" pela editora Nórdica.

Uma gaivota de nome Fernão decide que voar não deve ser apenas uma forma para a ave se movimentar. A história desenrola-se sobre o fascínio de Fernão pelas acrobacias que pode modificar e em como isso transtorna o grupo de gaivotas do seu clã. É uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *